domingo, 3 de maio de 2009

Telemóvel na sala de aula. Para usar sem limites, diz professora


A pergunta: Como podem os telemóveis ser utilizados na sala de aula? A resposta: às escondidas dos professores. Os alunos demoraram a perceber a pergunta da psicóloga da Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal. Afinal, são proibidos em quase todos os estabelecimentos de ensino. Eduarda Ferreira reformulou a questão. Como podem os telemóveis ajudar nas tarefas escolares dentro de uma sala de aula? Ah! Pois? Mas de que adianta responder se o seu uso continua interdito?

Eduarda Ferreira quer mudar essa premissa: "Gostava que as escolas perdessem o medo de cada vez que um telemóvel está nas mãos de um adolescente." Até porque poucos são os alunos que cumprem o regulamento: "Em vez de ser uma ameaça porque não transformar o aparelho num aliado dos professores?" A psicóloga passou da teoria à prática e convocou as cobaias que serviram de matéria-prima para trabalhar na sua tese de mestrado - 24 alunos do 7.o ao 9.o ano e 12 professores aceitaram participar na experiência.

As propostas dos alunos chegaram em catadupa. Usar a câmara para fotografar o quadro com o resumo da matéria, fazer vídeos para registar visitas de estudo, marcar as datas dos exames na agenda, configurar o alarme para lembrar que há trabalhos de casa a fazer, usar a internet para pesquisar, o bloco de notas para apontamentos, o bluetooth para partilhar ficheiros ou o gravador para reproduzir a aula em casa. Os professores nunca tinham pensado nisso. As ideias eram boas - excepto uma: "Enviar sms para passar as respostas dos testes uns aos outros." Sugestão chumbada; mas valeu a tentativa. (...)

i online, artigo de Kátia Catulo, 15.05.2009

Versão integral do artigo disponível aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário