sábado, 5 de janeiro de 2008

Dicionário para chat, SMS e e-mail


Os cibernautas de todo o mundo desenvolveram, ao longo do tempo, uma linguagem específica, para retirarem o máximo de benefícios de vários usos da Internet como o e-mail, o chat, os fóruns de discussão, etc.
Este meio de comunicação exige velocidade electrónica e assim surgiu, em cada língua, uma linguagem de redução de caracteres (abreviaturas, siglas e acrónimos) acompanhada do emprego de simbologia (smileys e emoticons) para as conversas escritas se desenvolverem num bom ritmo.

Os telemóveis aproveitaram esta possibilidade para envio de mensagens curtas de texto (SMS's). Nestes não foi a velocidade do meio que determinou o uso reduzido de caracteres mas o seu limite em cada mensagem, 160. A criatividade que se desenvolveu nos textos para SMS's foi notável. Cada um
quer ser original e personalizar a sua mensagem de acordo com a pessoa e a ocasião a que se destina.

Apesar de existirem na Internet muitas listas de smileys, acrónimos e abreviaturas em muitas línguas, o "dicionário" que agora se apresenta é a publicação mais actualizada e adaptada ao mundo lusófono, porque, para além de uma lista de caracteres e símbolos mais correntes em português, inglês, francês e espanhol, sintetiza as normas consensuais e outras, para que qualquer novo utilizador possa aprender e ser original a enviar mensagens no TLM ou na Internet.

Para saber mais sobre este livro clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário